O homem que se vende vale tanto quanto o que recebe”
Barão de Itararé
Jeremoabo há decadas vem enfrentando por parte dos desgovernos uma crise ética e moral, à vista desarmada uma certa degradação da qualidade dalguns agentes políticos, da sua credibilidade, competência, honestidade e capacidade para conduzir os destinos do município rumo ao desenvolvimento.
A maioria dos nossos políticos se elegem, para satisfazer os seus interesses particulares ou de grupos de amigos e familiares. Eles não estão interessados na resolução das situações precárias dos seus circunstantes sociais, mas na época das eleições apresentam-se como "cordeirinhos" (nunca lobos) para pedirem os votos dos incautos eleitores, e depois praticam todo tipo de atrocidades com desonestidades.
O município de Jeremoabo foi amaldiçoado a conviver com politiqueiros corruptos e incompetentes, que só pensam em si próprios, que não servem de exemplo para ninguém.
Essa deturpação de conceitos sobre a política e os políticos somente poderá ser corrigida a partir da efetiva participação popular, através do voto consciente.
Duzentos anos depois de ser proferida a frase “cada povo tem o governo que merece”, da autoria do filósofo, escritor, diplomata e advogado francês, conde Joseph-Marie de Maistre, ela continua sendo objeto de reflexão para uma parcela da grande multidão que habita o município de Jeremoabo, cidade com pouco grau de desenvolvimento institucional, político e, principalmente, educacional.
A prova disso é que nessa eleição passada colocaram a primeira candidata laranja do sexo feminino, na esperança de que as mentalidades mudassem, e por se tratar de uma mulher talvez servisse de exemplo para os desgovernos preenchidos por homens corruptos, todavia, o soneto foi pior que a música.
A atual prefeita ainda bem não esquentou o assento da Prefeitura, já é uma forte candidata a perder o mandato e os direitos políticos, é a Justiça que mesmo tardia começa a chegar em Jeremoabo.
Hoje o comentário em Jeremoabo é de que em procedimento de investigação judicial, a Promotora de Justiça houvera opinado pela cassação do registro e da diplomação da Prefeita e de sua vice .
A ação, que corre na 51ª Zona Eleitoral do município de Jeremoabo, foi movida pelo ex-candidato a prefeito Derisvaldo José dos Santos (PP) em função do abuso de poder econômico, comprovado na petição impetrada com provas contundentes e fortes indícios - e também denúncias nos blogs e redes sociais que noticiavam os acontecimentos políticos mesmo ainda no período eleitoral
Também são abarcados na denúncia a vice-prefeita eleita, ambas acusadas de envolvimento no crime que segundo dizem naquele município, foi apenas um dos poucos denunciados, a ponta do iceberg, pois a compra de votos “correu solta” e teria sido a maior responsável pela pífia vitória da candidata que já está sendo chamado de “mercadoar de votos”, ou “o campeã de compra de votos no município de Jeremoabo”
Como diz velho e famoso provérbio: "A voz do povo é a voz de Deus",
Para o filósofo Aristóteles, que há mais de 2300 anos já ensinava que "O homem é por natureza um animal político”, a Política era um desdobramento da Ética. Na sua perspetiva o papel da Política era proporcionar a felicidade dos cidadãos, coletivamente considerados, só que em Jeremoabo vem acontecendo o contrário
Nenhum comentário:
Postar um comentário