sexta-feira, 22 de março de 2013

A autoridade que não é equilibrada é tirania (Cesare Cantú)



Efetuando pesquisa na internet e sempre lembrando da obsessão da prefeita em massacrar os proprietários dos trailers (barracos), encontrei  a seguinte explicação:
Se amanhã sentires saudades,
lembra-te da fantasia e
sonha com tua próxima vitória.
Vitória que todas as armas do mundo
jamais conseguirão obter,
porque é uma vitória que surge da paz
e não do ressentimento.

Charles Chaplin

Procurei estudar qual o motivo ou respaldo da prefeita de Jeremoabo querer  perseguir,  massacrar, prejudicar e agir contra os trabalhadores barraqueiros, mais movida pelo instinto do que pelo costume.  Qual a origem de tanto ódio fútil, si guiando mais pelo instinto perseguidor do que pela razão, bom senso e bons costumes?
Para entender tal instinto e comportamento apelei para a vida dos ditadores, principalmente pela obsessão do führer em eliminar o povo judeu,  em seguida apelei para a Psicologia.

Concernente aos ditadores pesquisei:  Como Hitler pôde acontecer?

“Em linhas gerais, a história de como ocorreu o maior genocídio da história é bastante conhecida. Mas mesmo os estudiosos no assunto gaguejam ao tentar explicar por que Adolf Hitler, o homem por trás de toda essa tragédia, tinha objetivos tão vis e como pôde levar uma nação inteira junto com ele.”
“ Afirma o jornalista americano Ron Rosenbaum, autor do livro Para Entender Hitler, uma análise das diversas teorias já feitas sobre o ditador. Muitos propuseram que o ódio contra os judeus fosse a forma de eliminar de dentro de si mesmo a dúvida sobre suas origens, mas essa permanece como apenas uma das muitas possíveis explicações para a obsessão do ditador”.

Após pequena introdução ao ditador, apelei para ´”transtornos da Linhagem Sociopática”.


O Psicopata Malévolo: Juntamos aqui as características que Millon atribui aos subtipos Malévolo, Tirânico e Maléfico, por razões didáticas e por considerar que todos três comumente se manifestam numa mesma pessoa.
Os Psicopatas Malévolos são particularmente vingativos e hostis. Seus impulsos são descarregados num desafio maligno e destrutivo da vida social convencional. Eles têm algo de paranóicos na medida em que desconfiam exageradamente dos outros e, antecipando traições e castigos, exercem uma crueldade fria e um intenso desejo de vingança.
Além de esses psicopatas repudiarem emoções ternas, há neles uma profunda suspeita de que os bons sentimentos dos demais são sempre destinados a enganá-los. Adotam uma atitude de ressentimento e de propensão a buscar revanche em tudo, tendendo dirigir a todos seus impulsos vingativos. Alguns traços desses psicopatas se parecem com os sádicos e/ou paranóides, com características beligerantes, mordazes, rancorosos, viciosos, malignos, frios, brutais, truculentos e vingativos, fazendo, dessa forma, com que muitos deles se revelem assassinos e assassinos seriais.
Quando os Psicopatas Malévolos enfrentam à lei e sofrem sanções judiciais, ao invés de se corrigirem, aumentam ainda mais seu desejo de vingança. Quando se situam em alguma posição de poder, eles atuam brutalmente para confirmar sua imagem de força.
Irritados pelo freqüente repúdio social que despertam, esses Psicopatas Malévolos estão continuamente experimentando uma necessidade de retribuição agressiva, a qual pode, eventualmente, expressar-se abertamente em atentados coletivos ou atitudes anti-sociais (a luta sociedade versus eu). De qualquer forma, nunca demonstram a o mínimo sentimento de culpa ou arrependimentos por seus atos violentos. Ao invés disso, mostram uma arrogante depreciação pelos direitos dos outros.
É curioso o fato desses  psicopatas serem capazes de dar uma explicação racional aos conceitos éticos, capazes de conhecerem a diferença entre o que é certo e errado, mas, não obstante, são incapazes de experimentar tais sentimentos.
A noção ética faz com que o Psicopata Malévolo defina melhor os limites de seus próprios interesses e não perca o controle de suas ações. Esse tipo de psicopata se encontra entre os mais ameaçantes e cruéis. Ele é invariavelmente destrutivo, sem misericórdia e desumano.
A noção de certo-errado faz com que esses psicopatas sejam oportunistas e dissimulem suas atitudes ao sabor das circunstâncias, ou seja, diante da autoridade jamais atuam sociopaticamente. Portanto, eles são seletivos na eleição de suas vítimas, identificando sujeitos mais vulneráveis a sua sociopatia ou que mais provavelmente se submetam aos seus caprichos. Mais que qualquer outro bandido, este psicopata desfruta prazer em proporcionar sofrimento e ver seus efeitos danosos em suas vítimas.
Fonte:
Ballone GJ, Moura EC - Transtornos da Linhagem Sociopática - in. PsiqWeb, Internet, disponível em www.psiqweb.med.br, revisto em 2008.

Diante da singela pesquisa, e salvo melhor juízo,  penso que a explicação e a razão de tamanha patologia só deverá ser os processos por crimes eleitorais abaixo relacionados e pendentes de desfecho ou julgamento ainda  em primeira instância:

TRE-BA 13/12/2012 - Pág. 14 - Tribunal Regional Eleitoral do Est...

Anabel de Sá Lima e Jeannete Menezes Lima Advogado(s): Bel. Antonio Arquimedes de Sá Lima, OAB/BA 23.992; Bel. Tâmara Costa Medina da Silva, OAB/BA 15776; Bel. Rafael de Medeiros Chaves Mattos, OAB/BA 16.035. DESPACHO... JUDICIAL ELEITORAL PROCESSO N. 296-02.2012.6.05.0051 Representante(s): Derisvaldo José dos Santos Advogado(s): Bel. João Bosco Gois da Rocha Filho, OAB/SE 5.043 Representado(s): Anabel de Sá Lima, Jeannete Menezes Lima
Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia - 13/12/2012

TRE-BA 10/08/2012 - Pág. 16 - Tribunal Regional Eleitoral do Est...

. João Bosco Gois da Rocha Filho, OAB/SE 5.043 Representado (s): Coligação 06 de Julho, Anabel de Sá Lima e Jeannete Menezes Lima Advogado(s): Bel. Antonio Arquimedes de Sá Lima, OAB/BA 23.992 INTIMAÇÃO DE DESPACHO... dos Santos Advogado(s): Bel. João Bosco Gois da Rocha Filho, OAB/SE 5.043 Representado (s): Coligação 06 de Julho, Anabel de Sá Lima e Jeannete Menezes Lima Advogado(s): Bel. Antonio Arquimedes de Sá Lima, OAB/BA 23.992; Tâmar
Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia - 10/08/2012

TRE-BA 31/01/2013 - Pág. 23 - Tribunal Regional Eleitoral do Est...

JUDICIAL ELEITORAL N. 555-94.2012.6.05.0051 INVESTIGANTE: DERISVALDO JOSE DOS SANTOS ADVOGADO(S) DO REPRESENTADO: JOÃO BOSCO GOIS DA ROCHA FILHO, OAB/SE 5.043 INVESTIGADO(S): ANABEL DE SÁ LIMA, JEANNETE MENEZES LIMA, JORGE.... 560-19.2012.6.05.0051 INVESTIGANTE: DERISVALDO JOSE DOS SANTOS ADVOGADO(S) DO REPRESENTADO: JOÃO BOSCO GOIS DA ROCHA FILHO, OAB/SE 5.043 INVESTIGADO(S): ANABEL DE SÁ LIMA, JEANNETE MENEZES LIMA, JOSE MANOEL DE OLIVEIRA
Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia - 31/01/2013

TRE-BA 31/01/2013 - Pág. 21 - Tribunal Regional Eleitoral do Est...

): ANABEL DE SÁ LIMA, E JEANNETE MENEZES LIMA, JOSE MANOEL DE OLIVEIRA E ARISTIDES ADVOGADO(S) DO REPRESENTANTE: ANTÔNIO ARQUIMEDES DE SÁ LIMA, OAB/BA 23.992. 1. Vistos etc. 2. Designo audiência de instrução e julgamento... PROCESSO Nº 559-34.2012.6.05.0051 AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL INVESTIGANTE(S): DERISVALDO JOSE DOS SANTOS ADVOGADO(S) DO(S) INVESTIGANTE(S): JOÃO BOSCO GOIS DA ROCHA FILHO, OAB/SE 5.043 INVESTIGADO(S): ANABEL
Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia - 31/01/2013

TRE-BA 13/12/2012 - Pág. 15 - Tribunal Regional Eleitoral do Est...

JUDICIAL ELEITORAL PROCESSO N. 297-84.2012.6.05.0051 Representante(s): Derisvaldo José dos Santos Advogado(s): Bel. João Bosco Gois da Rocha Filho, OAB/SE 5.043 Representado (s ): Anabel de Sá Lima, Jeannete Menezes Lima.... 297-84.2012.6.05.0051 Representante(s): Derisvaldo José dos Santos Advogado(s): Bel. João Bosco Gois da Rocha Filho, OAB/SE 5.043 Representado (s ): Anabel de Sá Lima, Jeannete Menezes Lima e Carlos André Advogado(s): Bel
Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia - 13/12/2012
Aqui trata-se apenas uma pequena relação dos processos sub judice  por Crimes Eleitorais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário