terça-feira, 30 de agosto de 2011

Informativo Rede de Cidades
Edição 62 - 19 de agosto de 2011

______________________________________________________________________________________



INFORMES

III Encontro da Rede de Cidades discutirá governança, recursos e agenda comum dos Movimentos
Após quase um ano de reuniões presenciais e virtuais entre membros dos movimentos, debates com a assessoria de comunicação e muita reflexão, os integrantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis poderão definir pontos importantes para enfrentar os novos desafios que vem pela frente.

Cidades ganham ferramentas para se desenvolverem de forma sustentável
Com o lançamento do Programa Cidades Sustentáveis realizado nesta sexta-feira (19/8) em São Paulo, os municípios brasileiros terão à disposição um conjunto de informações e instrumentos que poderá servir de referência para o desenvolvimento sustentável. “Esse ferramental está à disposição de cada um, para levar para seu bairro, sua comunidade e sua cidade”, informou o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, durante o evento.

Convite Fundación Avina: Estudo Techyredes
A Fundación Avina, aliada estratégia da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e da Red Ciudades LA estará promovendo, no próximo dia 22 de agosto, de 14 as 15 horas, uma webinar para apresentação do Estudo "Techyredes: método para dinamizar as redes sociais dedicadas a causas usando ferramentas web e protocolos de interação.

II Encuentro da Red Ciudades será transmitido online!
O II Encontro da Rede Latino-americana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, que acontecerá entre os dias 29 e 31 de agosto, é um evento que reunirá mais de 55 iniciativas da América Latina (movimentos cidadãos, observatórios sociais, redes, plataformas) que desenvolvem atividades relacionadas à promoção da participação cidadã nos processos de desenvolvimento local, ao monitoramento para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, à transparência e ao acesso à informação da gestão pública.

Desenvolvimento Sustentável para as cidades da América Latina
Conforme dados da ONU, entre 2007 e 2050, 3,1 bilhões de pessoas se somarão ao número de habitantes das cidades do planeta. Este deslocamento trará consigo um ônus cada vez maior sobre as infraestruturas, os serviços governamentais, os recursos naturais, o clima e muitos outros aspectos críticos para a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Biblioteca virtual do II Encuentro disponibiliza documentos da Comissão de Governança
Está disponível no hotsite do II Encuentro da Red Ciudades LA um rico material para consulta, reflexão e atuação das iniciativas integrantes. Entre eles, os documentos de trabalho que serão discutidos durante o Evento.

II Encuentro da Red Ciudades LA: Entrevista com Ladislau Dowbor
Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976), é Professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como consultor de diversas agencias das Nações Unidas, governos e municípios, bem como do Senac.Foi consultor do Secretário Geral da ONU, na área de Assuntos Políticos Especiais (1980-81). Dirigiu vários projetos de organização de sistemas de gestão econômica, na qualidade de Assessor Técnico Principal de projetos das Nações Unidas, em particular na Guiné Equatorial e na Nicaragua.


POR DENTRO DA REDE

UPP Social chega ao Chapéu Mangueira-Babilônia
O Rio Como Vamos participou na manhã do dia 12 de agosto do Fórum UPP Social Chapéu Mangueira-Babilônia. O encontro, que reuniu cerca de 200 pessoas na quadra da Faetec, marcou a chegada do programa às comunidades pacificadas do Leme. Durante toda a manhã, representantes dos governos municipal e estadual explicaram seus planejamentos de atuação e ouviram de moradores e líderes comunitários quais são suas principais demandas e preocupações.

Nossa São Luis realiza audiência pública sobre indicadores sociais na Assembleia Estadual
O Movimento Nossa São Luís participou na manhã de ontem de Audiência pública na Assembléia Legislativa Estadual, o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) presidiu a mesa que pela primeira vez uniu sociedade civil, poder legislativo estadual e municipal, bem como a prefeitura, com o propósito de discutir os indicadores sociais de qualidade de vida de São Luís.

Meta é criação de políticas públicas
Jorge Abrahão, presidente do Ethos: "Não basta analisar o desempenho de cada empresa. É preciso pensar numa economia inclusiva, mais verde e responsável". Hoje, a sociedade tem consciência dos limites dos recursos naturais e dos impactos das atividades humanas para o planeta

Programa de Metas e Áreas Verdes Públicas
O Recife, assim como todas as cidades do Brasil, ganhou uma oportunidade para planejar uma melhor distribuição de suas áreas verdes ‘públicas’. De acordo com a Proposta de Emenda Constitucional 10/2011, o Prefeito, eleito ou reeleito, deverá apresentar à sociedade civil e à Câmara Municipal, até noventa dias após sua posse, o Programa de Metas e Prioridades de sua gestão. O documento deverá indicar expressamente, além de ações estratégicas, os indicadores de desempenho e as metas quantitativas e qualitativas por unidades regionais de planejamento.

Subprefeituras realizarão audiências públicas sobre orçamento da cidade
Todas as 31 subprefeituras de São Paulo deverão realizar audiências públicas sobre o orçamento da cidade para 2012. Os eventos, que ainda não têm data e locais definidos, deverão ser divulgados com antecedência mínima de 10 dias, para que a população possa participar dos debates e apresentar sugestões e demandas. Estas são as determinações do Decreto 52.560, publicado pelo Diário Oficial do Município.


NOTÍCIAS

CGU realiza novos cursos virtuais gratuitos - Controle Social do Fundeb
A CGU, em parceria com Embaixada do Reino Unido e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, desenvolveu o curso virtual “Controle Social do FUNDEB” que apresenta os fundamentos da legislação relacionada ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), bem como, ressalta os principais pontos a serem acompanhados pelo Conselho.

"Temos que reinventar um novo modo de estar no mundo", defende Leonardo Boff
Um dos redatores da Carta da Terra, o teólogo e professor Leonardo Boff afirmou, recentemente, que o conceito de sustentabilidade nasceu de um novo olhar sobre o planeta, da preocupação com o meio. Ele observou ainda que o primeiro passo para a sustentabilidade é resgatar o sentimento, a sensibilidade. E o segundo, seria o resgate do cuidado, pré-condição para que algo possa viver.

Limpa Brasil chega a Brasília - participe!
O movimento Limpa Brasil Let’s do it! é a maior mobilização social já realizada em nome de um país mais limpo. A primeira ação aconteceu no dia 05 de junho de 2011, com a participação de milhares de voluntários, que saíram às ruas com um só objetivo: recolher o lixo que estava fora do lixo.

Bicicletas salvam 12 por ano em Barcelona
Que andar de bicicleta faz bem para a saúde e para o meio ambiente, todo mundo sabe. Tanto que várias cidades do mundo vêm estimulando o uso do veículo não poluente através de sistemas públicos de aluguel. Mas a população de Barcelona agora tem um motivo a mais para abraçar as magrelas - já que elas podem salvar vidas.

Movimentos realizam ato contra remoções e pedem transparência no processo da Copa 2014
Vários segmentos dos movimentos sociais e populares, estudantes, indígenas, trabalhadores/as, sindicatos, associações, ocuparam as ruas da cidade de Fortaleza, no Ceará, região Nordeste do Brasil, em um ato contra as remoções geradas pela construção das obras da Copa de 2014 no estado. A atividade foi realizada quinta-feira (18).

Eventos meteorológicos extremos ameaçam florestas, alerta FAO
A Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou um relatório onde enfatiza que as florestas estão sofrendo ameaça crescente devido aos eventos meteorológicos extremos.


Visite o NING da Rede Brasileira: http://rededecidades.ning.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário