sábado, 26 de janeiro de 2013


Prezada Roni e observadores da Rede do OSB,

Em Brusque elaboramos um ofício ao Prefeito Eleito (reeleito) parabenizando-o e solicitando que ele nos envie o "curriculum vitae" de todos os futuros secretários e demais cargos estratégicos da Prefeitura assim que esses nomes forem definidos (formação acadêmica e experiência profissional). Já discutimos o tema no encontro Nacional em Curitiba. Esperamos que as novas administrações não leve em consideração apenas a amizade, confiança ou indicação partidária, mas sobretudo o passado ético e a formação e experiência profissional de cada gestor a ser indicado pelos nossos novos prefeitos.
Cobrar dos gestores públicos qualificação profissional e passado ético dos novos secretários é dever da população, que paga os tributos. Isso é exercer a cidadania, e se formos omissos não poderemos reclamar...  seremos cúmplices...
É uma idéia que estou socializando e que foi inspirada no relatório dos Vereadores Eleitos elaborado pelo Observatório Social de Foz do Iguaçu, que recebemos semana passada e que também já estamos elaborando em Brusque.
Quando recebermos as informações supra mencionadas, faremos a sistematização das mesmas e divulgaremos à comunidade, e se for o caso, questionaremos. Se algum outro Observatório da Rede quiser cópia do nosso ofício para modelo é só pedir (o ofício está pronto e encaminharemos ao longo desta semana ao prefeito).
Segue anexo manefesto à população de Brusque sobre Educação fiscal do nosso Observatório Social que entregamos no feirão do imposto realizado ontem em nossa cidade. Usamos vocabulário simples e claro, penso que pode ser útil.
Ahhh  aproveitem para visitar a nossa página...  tem matérias muito legais que interessam a todos: www.osbrusque.com.br
Abraços e bom domingo.
Att
Evandro Carlos Gevaerd
Diretor Executivo do Observatório Social de Brusque


Imagem inline 1
Olá ABRACCI!

A CGU publicou neste mês o Relatório Final da 1ª CONSOCIAL, processo em que nós estivemos intensamente envolvidos. 
O relatório na íntegra pode ser acessado neste link: http://www.consocial.cgu.gov.br/relatorio-final/

Entre as principais propostas finais da Consocial, destacam-se o financiamento exclusivamente público para as campanhas eleitorais, obrigatoriedade de ensino do controle social e da educação fiscal, a criação e o fortalecimento dos órgãos de controle interno em todas as esferas governamentais e a obrigatoriedade do orçamento participativo. No relatório vocês poderão ver as propostas em detalhes, além de números e informações sobre todo o processo conferencial, bem interessantes.

O relatório ainda convoca todos os atores da sociedade para monitorar as propostas aprovadas e mobilizar para que elas se tornem medidas concretas. A CGU irá encaminhar o Relatório para as autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, para que conheçam e trabalhem com as propostas priorizadas.

A ABRACCI, definiu em plenária a realização de ampla mobilização para a implementação das ações do nível municipal ao federal, apoiando cada organização de sua Rede. 
Além disso, definiu-se acompanhar no legislativo o que está ocorrendo, fazer o mapeamento e ação ampla de regulamentação da Lei de Acesso à Informação nos municípios.

Junto ao Comitê de Ligação iremos estruturar a melhor forma de ação nesta frente e dar início aos trabalhos a partir do dia 15 de fevereiro, quando se encerra o recadastramento da ABRACCI.

Grande Abraccio,
Nicole - Secretaria Executiva ABRACCI
Nicole Verillo Campello
Desenvolvimento InstitucionalAMARRIBO BRASIL
Rua Dr. Aurélio Neves, 355 - 13580-000 - Ribeirão Bonito - SPFone +55 16 9199-1457 / 16 3344-3807www.amarribo.org.br 

Organização de Contato no Brasil da 
Transparency International: Global Coalition Against Corruption

Nenhum comentário:

Postar um comentário