O Bispo Diocesano Guido Zendron fala ao PANotícias sobre o Show de Solidariedade com artistas italianos que acontecerá no próximo dia 30 de janeiro no Espaço Oásis a partir das 22h em Paulo Afonso-BA
Da Redação PAN, Natália Cleuber
naty_cleuber@pauloafonsonoticias.com.br
Crédito: JRCSilva
Dom Guido Zendron
No próximo dia 30 de janeiro a Liga Social Católica de Paulo Afonso estará realizando o Show de Solidariedade – Noite Italiana; com apresentação de artistas italianos, comidas e bebidas típicas. Com a intenção de proporcionar diversão e solidariedade, a festa tem a finalidade de ajudar instituições de caridade e também a população do Haiti que vem sofrendo com a tragédia por causa do terremoto que atingiu aquele país. A entrada do Show custa R$10,00.
Entrevista
Paulo Afonso Notícias (PAN) - Qual o intuito da Liga Social Católica de Paulo Afonso com essa festa?
Dom Guido Zendron (DGZ) - Valorizar as obras que a Liga tem e ajudar as pessoas a reconhecerem que uma obra social é um bem para a comunidade e o sustento e o desenvolvimento de uma obra é responsabilidade de todos. A nossa fé nos impele para que o relacionamento com Deus se concretize num relacionamento de amor e caridade para com os irmãos. As obras que temos nasceram desta consciência.
PAN - Como surgiu a idéia de trazer músicos italianos? Por que músicos italianos?
DGZ - Foi a proposta de um amigo meu, ele sempre quis fazer algo para aliviar o sofrimento das crianças e jovens. O intuito dele era ir pra Fortaleza, mas depois me procurou, visitou Paulo Afonso e as Obras que ainda procuro seguir em Salvador. Se entusiasmou e quis colaborar. Envolveu os seus amigos músicos que aceitaram iniciar uma colaboração conosco e procurando desenvolver uma sensibilização através do trabalho deles também na Itália.
PAN - Acredita que o público em Paulo Afonso corresponderá a vossa expectativa?
DGZ - Nós estamos dando os passos necessários para que tudo possa correr bem, sabemos que cada início tem as suas dificuldades. Pessoalmente a experiência já foi positiva pelas pessoas que se envolveram, de modo particular, adolescentes e jovens com os quais estamos pensando num projeto maior que vai além da festa.
PAN - Em números, qual a média de público esperada no evento?
DGZ - O que se espera é sempre lotar o local, neste caso o espaço Oásis e estamos trabalhando para que isso aconteça. O resultado maior é, porém, o fato de crescerem como consciência e responsabilidade aqueles que estão organizando o evento. Sempre me lembro das palavras de Jesus: “De que adianta ganhar o mundo inteiro se depois a pessoa não tem o sentido da vida?” Por isso o sucesso não será medido unicamente a partir do numero dos presentes, nem do dinheiro arrecadado, mas da maior ou menor disponibilidade no colaborar ao crescimento do reino de Deus daqueles que participarem do evento.
PAN - Qual o destino do dinheiro arrecadado?
DGZ - Temos uns projetos: em primeiro lugar ajudar umas obras que já temos como a FUNDAME, o Lar da Criança, a Creche Esperança de Irmã Regina, os Vicentinos, a Casa de Acolhida São José, Centro Diocesano de Glória, o Centro de Recuperação dos ependentes de álcool e droga em Pojuca. Uma parte será enviada também ao povo tão sofrido do Haiti. Claro que faremos uma escolha, visando o fato que é o primeiro passo de um projeto que, se Deus quiser, vai continuar no tempo.
PAN - Não houve patrocinadores em Paulo Afonso pelo que se lê no panfleto de divulgação. Por quê?
DGZ - Temos patrocinadores. Serão anunciados essa semana com outros panfletos e nos meios de comunicação.
PAN- O único patrocinador divulgado até o momento é a Faculdade AGES de Paripiranga - BA, o evento Show de Solidariedade já aconteceu nesta cidade?
DGZ - O Diretor da Faculdade AGES, prof. Wilson se entusiasmou com o projeto e quis nos ajudar. Em Paripiranga o evento vai acontecer o dia 05 de fevereiro.
PAN - Acontecerá em outras cidades além de Paulo Afonso-BA e Paripiranga -BA?
DGZ - Além de Paulo Afonso e Paripiranga vai acontecer em Petrolina -PE no dia 23, em Ribeira do Pombal- BAno dia 29 em Jeremoabo - BA o dia 06 de fevereiro e em Pedro Alexandre -BA no dia 07 de fevereiro.
PAN - Por ser uma festa solidária, o Espaço Oásis cedeu o local ou não?
DGZ - Estão nos ajudando, inclusive na questão do transporte.
PAN - As comidas e bebidas típicas serão vendidas? Se sim, qual o valor em média?
DGZ - Serão vendidas . Inclusive vamos ter pessoal italiano que vai preparar pizza e outras comidas italianas, com degustação de vinho italiano. Estamos avaliando os preços, mas serão acessíveis, porque queremos que seja uma verdadeira festa de povo e do povo.
PAN - O Paulo Afonso Notícias sabe que alguns italianos já estão na cidade desde a última sexta-feira (15/01). Eles têm algum envolvimento com esta festa? Se sim, por que tamanha antecedência em chegar a Paulo Afonso?
DGZ - Os italianos que chegaram sexta-feira são meus amigos que já me visitaram o ano passado. As Bandas chegaram sábado. Dois os motivos para chegarem com antecedência: a questão das vagas e dos preços do avião. Quanto mais perto do Carnaval mais difícil encontrar vagas e as passagens são mais caras. Também a necessidade de ensaiar com o serviço de som local, pra ver o que tem e o que falta. Mas os dias fora do Show não vão incidir nas nossas despesas.
PAN - Qual o custo para trazer estes artistas já que a festa é solidária?
DGZ - Eles vêm a custo zero. Eu prometi que faremos de tudo para conseguir ajudar nas despesas do aeroporto de Salvador quando chegaram até quando voltarem. Com certeza eles não deixarão dívidas; aliás, o intuito deles é conhecer pessoalmente as nossas obras para poder ajudar melhor. A única coisa que nos estão pedindo é ver o nosso envolvimento e a nossa responsabilidade para com as obras.
PAN - Haverá 5 apresentações com artistas italianos e 1 apresentação brasileira. Qual a média de tempo para cada show visto que são muitos a se apresentarem?
Fonte: Paulo Afonso Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário