segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Convite para o Mutirão Nacional de Luta Contra a Cultura da Corrupção

CARTA-CONVITE

Brasil, 4 de setembro de 2009.


Prezados amigos e amigas,

Assistimos todos, no Brasil de hoje, a uma contínua multiplicação de denúncias de corrupção. Constatamos também que a impunidade quase sempre prevalece, protegendo especialmente os denunciados que têm altas posições nas pirâmides do poder. Com isso nossas instituições políticas se deterioram, ao mesmo tempo em que a cultura da corrupção penetra ainda mais profundamente nos comportamentos sociais, já marcados pela tolerância com atos ilícitos quando em proveito próprio.
Vivemos, portanto um quadro preocupante, que também dificulta o enfrentamento vigoroso de graves problemas brasileiros, pela apropriação indébita de grandes somas de recursos públicos. Esta situação tem levado à multiplicação das ações para enfrentar a corrupção, por iniciativa de um número crescente de pessoas e organizações, assim como dos próprios setores do Estado que atuam para coibir essas práticas.
Mas está se tornando necessário mais do que isso.
Precisamos da associação de todos num esforço concentrado, que possa provocar uma forte tomada de consciência, por parte de toda a sociedade brasileira,
- em primeiro lugar, sobre a importância dessa luta e de que é possível superar a corrupção e a impunidade,
- em segundo lugar, de que é necessário combater a própria cultura da corrupção.
A Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade – ABRACCI, que congrega um conjunto de organizações da sociedade civil, propõe que se lance imediatamente um esforço com esse objetivo.
Ele consistiria em promover, ao longo dos próximos meses de 2009, um grande Mutirão Nacional de Luta Contra a Cultura da Corrupção, que irrompa de forma intensa no cotidiano e no imaginário das pessoas. O Mutirão atingiria seu ponto culminante no dia 9 de Dezembro de 2009, Dia Mundial de Combate à Corrupção.
A presente carta, que lhes é dirigida pelas organizações que integram a ABRACCI, tem por objetivo convidá-los a se associarem a esse esforço.
Propõe-se que esse mutirão seja estruturado em torno de três objetivos:
1. – a dinamização e a divulgação do trabalho de pesquisa e da reflexão que já se fazem em nosso país sobre a questão da corrupção e da impunidade;
2. – a dinamização de uma produção cultural diversificada que estimule o combate à corrupção e à impunidade em todo o Brasil;
3. – a formulação e o intercâmbio de propostas concretas de ação para esse combate.
Para a realização do primeiro objetivo a ABRACCI espera contar com as instituições universitárias e escolares de todo o país. A participação dessas entidades consistiria em promover a elaboração, a discussão e a máxima divulgação de textos de diferentes tipos, produzidos por seus professores e estudantes, que expliquem as origens da corrupção, os mecanismos pelos quais ela opera, o modo como a cultura da corrupção se instala, os meios existentes para combater esse mal.
Para a realização do segundo objetivo a ABRACCI espera contar com a adesão dos meios de comunicação de massa. Sua participação consistiria em promover concursos e exposições e a divulgação massiva de materiais educativos –existentes e que resultassem dessas iniciativas - produzidos por adultos, jovens e crianças, utilizando textos e cartilhas, música, teatro, artes plásticas, desenho e TV, bancos de dados e memória, para motivar as pessoas a se oporem à corrupção, a não aceitarem passivamente que tais atos permaneçam impunes, e a terem comportamentos pessoais coerentes com essas exigências.
Para a realização do terceiro objetivo a ABRACCI convida as organizações da sociedade civil que atuam a nível nacional, regional ou local. Sua participação consistiria em promover fóruns, encontros, debates, seminários, exposições, publicações, em todos esses níveis – divulgando aqueles em andamento e organizando novos, assim como programando eventos no dia 9 de dezembro - para discutir o problema da corrupção e da impunidade, com vistas a formular propostas concretas de ação.
A ABRACCI criará instrumentos de divulgação articulada de todas essas iniciativas, de modo a que possam apoiar-se mutuamente e a que a sociedade brasileira identifique neles a realização desse grande Mutirão Nacional. Como contribuição para esse esforço, a própria ABRACCI realizará em Brasília, nos dias 9 e 10, em local a.ser determinado, um grande Seminário Nacional sobre a Luta contra a Corrupção e a Impunidade - “Superando a cultura da corrupção”, ao qual serão levados os resultados das diferentes iniciativas tomadas e se aprofundará a discussão das propostas de ação concreta de combate à corrupção, à impunidade e à cultura da corrupção que tiverem sido apresentadas nesse processo.
Se sua organização decidir participar desse mutirão, segundo suas próprias possibilidades, em continuidade ou não ao que já faz presentemente, pedimos que o mais rapidamente possível nos informe dessa decisão. Divulgaremos imediatamente sua adesão para começarmos a desenvolver os trabalhos conjuntamente.
Estamos à sua disposição para maiores informações sobre nossa proposta, e convidamos os interessados em torná-la viável para uma reunião no Instituto Ethos, rua dr. Fernandes Coelho, 85 – 10º andar – Pinheiros, São Paulo-SP, no dia 22 de setembro próximo, das 10h10 às 13h00, solicitando que confirmem sua presença escrevendo para betina@ethos.org.br

Atenciosamente,

Caio Magri
Instituto Ethos - respondendo pela Secretaria Executiva da ABRACCI


Seguem-se os nomes das entidades da ABRACCI que assinam esse comunicado

Amarribo
Artigo 19
Associação para o Desenvolvimento para Intercomunicação (ADI)
Fundação AVINA
Comissão Brasileira de Justiça e Paz
Instituto Ágora
Instituto Ethos
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)
Instituto de Fiscalização e Controle (IFC)
Movimento Nossa São Paulo
Nossa Teresópolis
Obal- Organização Barra Limpa – Barra Velha-SC
Transparência Capixaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário