quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A ARTE DA TRAIÇÃO

Para que os cidadãos de Jeremoabo entendam o porque a ONG-Transparência Jeremoabo está cobrando respaldada no Art. 5 da Constituição Federal e na lei de Responsabilidade Fiscal, que os a Câmara Municipal de Jeremoabo forneça relatório circunstanciado do serviço que os vereadores executam na Inspetoria do TCM/BA, após recebimento de diárias, transcreveremos abaixo matéria publicada no SUDOESTE HOJE.







Comentários (18

QUAL O PAPEL DO VEREADOR?

18 Sáb, 18 de Julho de 2009 00:42
TERÊNCIO



Candidato pra quê serve mesmo um vereador hein? Para “se dar bem” às custas do dinheiro público, garantir privilégios, imunidades e impunidades. Infelizmente, essa é a imagem que domina o senso comum, em nossa cidade, ante o silêncio e a desfaçatez de "nossa" edilidade, diante de tantas notícias de malversação do dinheiro público, que vai desde a existência de empresas fantasmas, superfaturamento de contratos, desvio de verbas das festas juninas e outras tantas que não cabem nesta nota, praticadas em tão pouco tempo pela atual administração,fazendo tudo às claras, sem temer as consequências dos seus atos, tudo por conta do apoio comprometedor dos "nossos" preclaros vereadores, que só faltam vir a público e dizer, assim como fez o deputado escolhido para o conselho de ética do senado, que estão pouco se lixando para o povo.

Para continuar merecendo o voto, o mínimo que a população exige do seu representante é que êles mantenham a sua coerência e honestidade, compromisso assumido no momento do sufrágio - sendo a voz dos que não tem voz e vez, desiderato que os edís de Itapetinga preferiram trocar por alguns "caraminguais" para sí e para os seus afilhados, o que torna o silêncio deles, ainda mais comprometedor, e que está a sugerir uma reação de nossa sociedade, que parece pouco interessada em saber o porque de tanta subserviência.

Qual o verdadeiro papel do vereador? Foi o que me motivou a escrever o presente texto, talvez na vâ tentativa de dizer àqueles que emergiram das urnas para nos representar, que vozes começam a se levantar, e logo eles sairão da inércia que se encontram, acordarão do sono e virão ao encontro com os anseios do povo, sob pena de não serem perdoados pela história, que este blog está ajudando a constuir.

A função constitucional do vereador é legislar, fiscalizar os atos do poder executivo, acampanhar a execução fiscal do orçamento do município, fazer leis e fazê-las cumprir. Esse papel de babá do executivo, não enobrece o mandato dos senhores, pelo contrário contribui levá-los para o limbo da politica. Se vocês não têm história politica, é um neófito, um noviço, um cristão novo na politica, aproveite para construir a sua, mas encima de bases concretas, tendo como norte a ética e a moralidade públicas; não compactue com os desmandos adminsitratrivos que começam a vir à tona. Và à Inspetoria do TCM, vasculhe as contas da prefeitura. É fácil é só pegar os balencetes mês a mês, confira as despesas e veja se as contas estão fechando, representante ao MP. O seu renhecimento virá em forma de aplausos. A população saberá distinguí-lo dos demais, você terá grande chance de renovar o seu mandato.
E viva a democracia!

Fonte: http://www.sudoestehoje.com.br/web/itapetinga/504-a-arte-da-traicao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário